terça-feira, 1 de setembro de 2009

DEUS É O JUSTO JUIZ

Não podemos esperar que de uma árvore de frutos maus, colhamos frutos bons. O que eu quero dizer com isso é que, segundo o dicionário da língua portuguesa, tolerância quer dizer qualidade. Ou seja: qualidade de amar, de suportar e até mesmo de perdoar - o que para muita gente isso é quase que uma missão impossível.


Você entende agora? Não podemos esperar, pelo menos da maioria, tal qualidade. Mas, tudo deve ter um início. Alguém tem de começar a ter tolerância uns pelos outros. Meu pai costuma dizer que eu caído não posso levantar ninguém, agora, eu de pé posso levantar muita gente.

Que comece então por mim.

No meio de mais de cento e oitenta milhões de pessoas que habitam neste lindo país, que eu amo de todo o meu coração, eu me esforçarei por ter essa qualidade, a de tolerar, suportar, amar e até, quem sabe, perdoar. Tenho certeza de que Deus vai me ajudar nessa missão quase impossível, mas que é possível ao que acredita. E eu acredito.

O mundo em que vivemos está sem tolerância. Aqui tudo é resolvido na base da pancada, tiro ou coisas desse tipo. Devo concordar que muitas coisas acontecem no nosso dia a dia e que acaba nos revoltando, alguns casos chocantes. Mas, isso não nos permite tomar o lugar de juiz e julgar as pessoas, ou melhor, condená-las. O que ainda é pior.

Leis foram criadas para que isso não acontecesse, pois se não fosse assim, tudo seria ainda pior.

Foi revoltante ver pela TV, a morte da linda menina que foi jogada do alto de um apartamento (possivelmente pelo próprio pai).

Dá para imaginar isso?

Não é revoltante?

Existe um culpado?

Acredito que sim.

Mas quem irá condená-lo?

Sou eu?

Não!

A justiça está ai para isso. Essa é a tolerância que o mundo precisa.

Quanto a mim, o que devo fazer?

É só pedir a Deus que nos dê mais tolerância, ou seja, mais qualidade de amar, suportar e perdoar. O mundo já tem muita gente para “apontar” os erros, as falhas dos outros e, poucas para amar, suportar e perdoar.

Não quero dizer com isso que quem não deve, não tenha de pagar. Pelo contrário, ele deve pagar. Mas como já disse: a justiça está aí para isso mesmo.

Que todos os brasileiros que estejam lendo esta carta, possam refletir um pouco nisso. Na verdade só Deus pode julgar o homem. Porém, o que parece é que o homem tirou Deus do seu trono, assentou-se nele e agora faz a vez de Deus. Puxa vida! Se cada um tivéssemos o cuidado de nos julgar, ou ainda, ver o que estamos fazendo de errado e, se aquilo pode estar futuramente prejudicar alguém, muita coisa mudaria. Mas, não! A gente procura os erros nos outros e nos esquecemos dos nossos erros. O exterior do copo ficará limpo somente quando o interior, primeiramente for limpo. Se formos limpos de coração (o nosso interior), isso acabará refletindo fora. E todos viverão se não, maravilhosamente, ao menos um pouco melhor.

Foto extraída de:
http://becocomsaidasebrae.files.wordpress.com/2009/02/justica.jpeg

Um comentário:

  1. Tolerância e misericórdia, se Deus não fosse pleno destes atributos o que seria desta humanidade?

    ResponderExcluir