terça-feira, 18 de agosto de 2009

Um Show De Verdade


Há algum tempo eu assisti um Filme, aliás, um bom filme "O Show De Truman" de 1998, tendo como principal ator Jim Carrey. Caso queira aceitar uma dica, está aí.

Fazendo uma análise do filme “O Show de Truman”, entendi que na verdade todos nós vivemos num grande show de muitos enganos, mentiras e manipulações - Só falta a gente descobrir, como o “Truman” descobriu -.

Pensamos até que aquilo que nos são apresentados pela mídia através de seus comerciais e propagandas, são oferecidos para suprirem as nossas necessidades ou, ainda por que precisamos daquilo, puro um engano.

Tudo é feito para satisfazer os próprios desejos deles. Na verdade, trabalham somente com o intuito de satisfazerem e realizarem os seus sonhos e não os meus. Ninguém é tão bonzinho a ponto de ajudar alguém sem querer receber nada em troca.

Vivemos um “O Show de Truman”, não com câmeras dentro de nossas casas, carros, escritórios, um verdadeiro BBB – pelo menos que eu saiba, pois do jeito que estão as coisas é bem capaz de que já existam, sei lá -, mas com câmeras dentro dos grandes stúdios e, de lá, olhando para as lentes dessas câmeras, como se fosse um “olho mágico”, “eles” conseguem ver que do outro lado podem contar com milhares de “artistas” (nós), que farão parte de “suas histórias” – por que as histórias não são nossas, são deles -, e aí eles entram em ação e começam a nos empurrar tudo o que puderem e ainda conseguem levar alguns para onde querem. Enquanto não descobrirmos, seremos como marionetes nas mãos deles.

Quando entrei na faculdade, um dos nossos professores nos disse: que dali em diante, quando entrássemos num shopping, teríamos uma outra visão das coisas. Que quando olhássemos para aquelas lojas as veríamos diferentes. Hoje eu entendo o que ele quis dizer e as vejo diferentes. Sinto-me como Truman Burbank, descobrindo aos poucos quem sou e onde estou, sou o artista principal de um filme feito num cenário real – o mundo -, dirigido pela grande mídia, ao vivo para todo o sistema.
Foto extraída de:

Um comentário:

  1. Realmente pastor Josias este filme é excelente! Fiz uma resenha crítica sobre o filme, expondo a manipulação da mídia sobre a massa, visando a posição de Truman o personagem de (Jim Carrey).
    Indico também é ótimo!

    A resenha está no meu blog (Elisa Crecchi)

    ResponderExcluir