domingo, 16 de agosto de 2009

A COMPAIXÃO DE DEUS PROCURA OS QUE ESTÃO DE PÉ


Estamos nos preocupando com pessoas que estão caídas e, para ela pedimos ajuda, quando na verdade deveríamos nos preocupar conosco. nós É quem deveríamos estar de pé para levantar tais pessoas caídas.

Costumo dizer que caídos não podemos levantar ninguém, mas somente de pé.
A palavra de Deus diz:
Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante – Eclesiastes 4.9,10.

Você entende?
Preste atenção no que o Senhor Jesus disse:
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de iniqüidade. Fariseu cego! Limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo – Mateus 23.25,26.

Deus está esperando que cada um esteja em condições, ou seja, de pé, pois Ele tem visto a aflição das pessoas e não tem prazer nenhum na destruição de quem quer que seja – ver Ezequiel 33.11 -.

As palavras de Neemias, filho de Hacalias. E sucedeu no mês de Quisleu, no ano vigésimo, estando eu em Susã, a fortaleza, Que veio Hanani,... – Neemias 1.1,2a.
Hanani: Compaixão de Deus.

A compaixão de Deus até vê a cidade destruída, mas procura a quem está de pé, na fortaleza. A compaixão procurou Neemias; procurará você (caso esteja de pé).
A Palavra de Deus diz:

Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus, e faz a sua vontade, a esse ouve – João 9.31.

Essa é a importância de estarmos de pé.
Se Deus não ouve a pecadores, ouve ao menos aquele que está de pé.
Neemias estava de pé – na fortaleza.
Mas, cadê o clamor do que está de pé?

“E eis que uma mulher cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada. Mas ele não lhe respondeu palavra – Ele vela sobre sua Palavra para a cumprir. Ele não pode ouvir, atender pecador, mas está torcendo para alguém que esteja de pé clame em favor dos caídos e, dessa forma, possa socorre-los -. E os seus discípulos, (os que estão de pé) chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós” – Mateus 15.21-23 -.

As palavras de Neemias, filho de Hacalias. E sucedeu no mês de Quisleu, no ano vigésimo, estando eu em Susã, a fortaleza, Que veio Hanani, um de meus irmãos, ele e alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos judeus que escaparam, e que restaram do cativeiro, e acerca de Jerusalém. E disseram-me: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo. E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus. – Neemias 1.1,2a.

Um comentário:

  1. Olá Pr. Josias,
    Há algum tempo ouvi essa pregação em um de seus cultos na sede de São Paulo. Essa palavra nunca saiu do meu coração. "Caída não posso levantar ninguém".
    Por esses dias tenho orado pelo meu marido mas lembrei que devo orar primeiramente por mim! Mas é mais fácil identificar os problemas dos outros do que os nossos... É mais fácil apontar o dedo para o outro do que para nós mesmos, onde temos que mudar. Na realidade estamos tão acostumados a uma rotina de erros e negligências que acabamos vivendo uma fé regular. Vamos a igreja, tomamos conhecimento da verdade mas ja não ha força em nós para colocarmos em pratica. Me lembro de uma pregação que o Sr. fez de Hebreus 4.2: "Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram." Esse é o problema. A palavra tem sido pregada, mas não esta misturada com a FÉ! É difícil colocar em prática porque CUIDAR DÁ TRABALHO! (lembra?).
    Estou me fortalecendo!

    ResponderExcluir